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Sobre o artista [about the artist]

Renato Pera (São Paulo, BR, 1984) é artista, pesquisador e professor universitário com formação em Artes Visuais (Doutor, Mestre e Bacharel) pela Universidade de São Paulo. Foi bolsista do CNPq (2023), Capes (2019-2021), Technological University Dublin (2018) e da FAPESP (2015-2016). Foi premiado pelo 42o Salão de Arte de Ribeirão Preto (2017), 24o Visualidade Nascente (2016), e indicado ao Prêmio PIPA (2017 e 2014). Participou das residências artísticas Museu Sem Paredes (online, 2021), Red Bull House of Art (2011) e Programa de Residencias Artísticas Para Creadores de Iberoamérica y Haití en México (México, 2010). Alguns de seus projetos para espaços públicos incluem Rumor (Museu da Cidade, São Paulo, 2022), Outdoor (Museu de Arte de Ribeirão Preto, 2018), Vão e Vazão (São Paulo, 2017), FIG.3 (CAL-UNB, Brasília, 2017) e Projeto Vitrines (MASP/ Metrô de São Paulo, 2011), entre outros. Tem participado de exposições individuais e coletivas no Brasil e no exterior, com destaque para Ópera Citoplasmática (Museu Oscar Niemeyer, Curitiba, 2022), Tragédia! (Galeria Fortes D'Aloia & Gabriel, SP, 2022), Sangue (Auroras, SP, 2020), Metáforas Construidas (Bogotá, 2015), Ural Biennial (Rússia, 2012), e La Otra (Bogotá, 2011). Desde 2022 é Professor Adjunto na Universidade do Estado do Rio de Janeiro (IART-UERJ).

 

 

Renato Pera (São Paulo, BR, 1984) is an artist, researcher and lecturer in higher education, with formal studies in Visual Arts (Ph.D., MFA and BFA) at the University of São Paulo. He has benefited from scholarships such as CNPq (2023), Capes (2019-2021), Technological University Dublin (Ireland, 2018) and FAPESP (São Paulo, 2015-2016). The artist has been awarded at the 42 Salão de Arte de Ribeirão Preto (2017), Visualidade Nascente USP (2016), and nominated for the PIPA Prize (2014 and 2017), among other prizes. He has also participated in residency programs as Museum Without Walls (online, 2021), Red Bull House of Art (São Paulo, 2011) and Programa de Residencias Artísticas Para Creadores de Iberoamérica y Haití en México (Mexico, 2010). Some of his projects for publics spaces are: Rumor (São Paulo, 2022), Outdoor [Billboard] (Ribeirão Preto Art Museum, 2018), Vão and Vazão (São Paulo, 2017), FIG.3 (CAL/ UNB, Brasília, 2017), and Projeto Vitrinas [Display Window Project] (MASP/ Metrô de São Paulo, 2011), among many others. The artist has exhibited internationally in solo and group shows: Ópera Citoplasmática (Museum Oscar Niemeyer, Curitiba, 2022), Tragédia! [Tragedy!] (Gallery Fortes D'Aloia & Gabriel, São Paulo, 2022), Sangue [Blood] (Auroras, São Paulo, 2020), Triangular: Arte deste século [Triangular: Art of this century] (Casa de Cultura da América Latina/ CAL UnB), Bestiário (Centro Cultural São Paulo, 2017), Vazão (Gallery A Gentil Carioca, Rio de Janeiro, 2015), Metáforas Construidas (Bogota, Colombia, 2015), Ural Biennial (Russia, 2012), and La Otra (Bogotá, Colombia, 2011). Since 2022, Renato is Adjunct Lecturer at the Rio de Janeiro State University (IART-UERJ).

 

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Statement

PT

Os trabalhos de Renato Pera podem ser localizados num campo de experimentação aberto, sem hierarquias quanto aos meios, e de interesse pelo espaço arquitetônico, urbano, por mídias digitais e analógicas. Configuram-se, em geral, como respostas aos contextos onde são exibidos ou produzidos, mantendo ativas as tensões históricas e contemporâneas, ficcionais ou reais, encontradas nesses contextos. Para o artista, materiais, cores, sons e espaços carregam usos e significados sociais específicos, códigos e memórias corporais que são colocados em circulação, de modo crítico, pelos trabalhos.

 

Frequentemente, Pera utiliza elementos que produzem fascínio visual e sensação de artificialidade, como superfícies brilhantes, espelhadas, cores e luzes saturadas, referidos às superfícies luminosas do neoliberalismo e da globalização, da propaganda, da arquitetura e das telas, bem como aos seus comportamentos correlatos de narcisismo, hedonismo e assepsia. Ao mesmo tempo, o caráter fetichista dessas experiências é contrariado pela precariedade dos materiais que ostentam marcas processuais, acidentes, improvisos e irregularidades, pelo humor, por alusões escatológicas e fisiológicas, e por seu interesse pelo gore, pelo filme de horror e pela pornografia. Sua abordagem teórico-prática é informada pela temporalidade fragmentada da noção de imagem dialética (Walter Benjamin), pela ficcionalização da experiência e situa-se criticamente no presente necropolítico (Achille Mbembe) e gore capitalista (Sayak Valencia), a partir de uma perspectiva geopolítica latino-americana.

 

 

EN

Renato Pera’s works can be located in an open field of experimentation, without hierarchies in terms of media, and characterized by the interest in architectural and urban spaces, installations and digital media. The projects are generally thought of as responses to the contexts where they are displayed or produced, keeping active the material/ social tensions found in these contexts. For the artist, materials, colors, sounds and space carry specific social uses, codes and body memories that are critically put into circulation by the works.

 

Frequently, Pera uses elements that produce visual fascination and a sensation of artificiality, such as shiny and mirrored surfaces, saturated colors, referring to the luminous surfaces of neoliberalism and globalization, advertising, architecture and screens, as well as their correspondent behaviors of narcissism, hedonism and asepsis. At the same time, the fetishist character of these experiences is contradicted by the precariousness of materials that bear

procedural marks, accidents, improvisations and irregularities, also by humor, eschatological and physiological allusions, and Pera’s interest in the gore, the horror film and pornography. His artistics and theoretical practices are informed by the fragmentary temporality of the notion of dialectical image (Walter Benjamin), the fictionalization of experience and are critically situated in the necropolitical (Achille Mbembe) and gore capitalist (Sayak Valencia) present, from a Latin-american geopolitical perspective.

 

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