Vitrine (Quebra-cabeça)
[Showcase window (Puzzle)]
2011
O Projeto Vitrinas foi proposto, implantado e gerido por Renato Pera e por Regina Silveira durante a curadoria de Teixeira Coelho, no MASP, em São Paulo. Consistiu em oferecer dois espaços expositivos do museu - as vitrinas localizadas na Estação Trianon-MASP do Metrô de São Paulo, portanto, espaços públicos inseridos no cotidiano dos milhares de usuários do metrô - a artistas contemporâneos, em sua maior parte em início de trajetória. Caracterizou-se como lugar de intervenção e experimentação por onde passaram, sob esta curadoria, 30 artistas entre os anos de 2011 e 2014.
A instalação Desenho: Vitrine, de Renato Pera, inaugura, juntamente com o trabalho de Raquel Vendrusculo, o uso do espaço das vitrinas como contextos específicos para projetos artísticos autorais.
Desenho: Vitrine consiste na transformação da estrutura arquitetônica do interior da vitrina (painel e pisos) em um quebra-cabeça, sugerindo que esta arquitetura expositiva tivesse sido "montada" como um brinquedo. Cada peça mede aproximadamente 25 cm, recortada em papelão e pintada com tinta rosa.
Instalação no espaço público
[Installation for public space]
Peças de quebra-cabeça de papelão, pintura
[Cardboard puzzle pieces, painting]
​
​
20,6 m2
​
Projeto Vitrinas [Showcase windows project], MASP - Museu de Arte de São Paulo Assis Chateaubriand/ Metrô de São Paulo
​
Fotos / Photos: Renato Pera.