TLAHUIZCALLI (Casa de la Aurora)

2010

Tlahuizcalli (Casa de la Aurora) consiste em uma instalação composta por três peças, localizadas no meio da coleção de objetos prehispânicos do Museo Diego Rivera -  Anahuacalli, na Cidade do México. As peças da instalação se relacionam com o contexto cultural mexicano, partem da observação de elementos da mitologia pré-hispânica e da arquitetura de zonas arqueológicas.

 

Tezontle (Columna) é uma estrutura circular de 3 metros de altura por 1 metro de diâmetro revestida por aproximadamente 1200 módulos, lâminas que  representam escamas de serpente, cujo desenho simula a pele de uma cascavel. Os módulos foram fabricados especialmente para o projeto, em papel artesanal de algodão de grande espessura, em três diferentes tonalidades de magenta, em colaboração com Taller Arte Papel Oaxaca, um ateliê localizado em San Agustín Etla, Oaxaca.

 

Skywatching consiste em um vídeo que representa um estranho evento astronômico: o giro de um losango preto e espelhado que oculta e revela uma fonte de luz magenta. Foi inspirado pela estreita relação entre arquitetura e astronomia, observada nas zonas arqueológicas, em especial o fenômeno do Equinócio em Dzibilchaltún (Yucatán, México). O vídeo foi feito com a colaboração do estúdio audiovisual Zoomb (São Paulo).

 

Magenta, também realizado em parceria com Zoomb, consiste na interpretação sonora da cor magenta, a partir da investigação de informações científicas sobre o comportamento das ondas de radiação que formam esta cor, associadas também ao desenho das faixas azul e vermelha do espectro de cor da luz emitida pelo Sol. Com estes dados oriundos da Astronomia foi criado um padrão gráfico - uma varredura - para o  comportamento do som, análogo ao comportamento da luz registrado cientificamente.

Instalação Multimídia

Coluna de madeira e ferro, 1200 módulos de papel artesanal de algodão, animação digital e projeção.

Coluna: 3 m (h) x 1 m (diâmetro)

Vídeo: 3' (loop)

 

Colaboração: Taller Arte Papel Oaxaca (México) e Laboratório Audiovisual Zoomb (São Paulo).

 

Museo Diego Rivera - Anahuacalli, Cidade do México, México.

 

Programa de Residencias Artísticas Para Creadores de Iberoamérica y Haití en México.

 

Coleção: Museo Diego Rivera - Anahuacalli.

1/30